Contribuições da Geografia para a formação do leitor: a literatura na educação infantil
Resumo
O interesse em pesquisar sobre a Literatura como recurso didático para o ensino de Geografia na Educação Infantil partiu da constatação do interesse das crianças por Histórias, contos e fábulas, entre outros tipos de narrativas. Muitos professores têm dificuldade em abordar temas da Geografia com as crianças de 0 a 5 anos, justamente por desconhecerem o que caberia a essa ciência trabalhar nessa etapa importante do desenvolvimento humano. O presente texto tem por objetivo evidenciar que é possível trabalhar temas da Geografia, que são importantes para o desenvolvimento das crianças, por meio de pequenas Histórias, evidenciando métodos e estratégias adequados às diversas faixas etárias, com o intuito de incentivar a formação do leitor, capaz de ler o mundo, entender as relações existentes e participar com possibilidades de intervir em seu contexto de vivência. Inicialmente, evidenciou-se a contribuição que o Ensino de Geografia oferece à Educação Infantil, apresentado o Lugar e a Paisagem como categorias essenciais de trabalho, ao mesmo tempo muito significativas para o universo infantil. Em seguida, foi abordada a Literatura como recurso para a formação da criança, o incentivo ao futuro leitor e a escolha do livro adequado às diversas faixas etárias. Finalmente, discute-se algumas possibilidades de trabalho aliando a Literatura com a Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.