Análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre insetos, por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo
Abstract
Este trabalho teve como objetivo, a análise das concepções sobre insetos de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, em Porto Nacional, TO. Para analisar as concepções dos estudantes, adotou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que o termo "inseto" é empregado para classificar diversos animais, sendo eles pertencentes ou não a Classe Insecta. A classificação fornecida pelos estudantes se fundamenta em estruturas morfológicas externas e alguns hábitos de vida. Foram fornecidos também, conceitos que são associados à repulsão, nocividade, medo e aversão. Mas aspectos positivos sobre os insetos também foram citados, tais como a importância para a manutenção e equilíbrio dos sistemas naturais e a participação na produção de alimentos e medicamentos para a medicina terapêutica. Os resultados deste trabalho indicam que fatores culturais influenciam grandemente nas concepções sobre insetos, apresentadas pelos estudantes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.