NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA TEMÃTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEG, BRASIL
Abstract
Essa pesquisa tem por objetivo apontar como a cartografia temática na formação de professores de Geografia, pode desencadear o desenvolvimento discente pelas condições de aprendizagem propiciadas por projetos de ensino na educação superior. É justificada pela preocupação em torno das dificuldades de aprendizagem dos acadêmicos de Geografia, na Universidade Estadual de Goiás-UEG. Metodologicamente, pautou-se na aproximação de sistemas teóricos capazes de subsidiar a elaboração de um ensino, cuja valorização do sujeito discursivo esteja presente e a centralidade do professor seja explícita, com foco em teorias da aprendizagem conjugadas à questões sobre linguagem no ensino da cartografia temática. Os resultados confirmaram a necessidade do professor universitário se preocupar com o ensino pautado em bases cognitivas, com o domínio e desenvolvimento dos conhecimentos específicos da disciplina, assim, o ensino como atividade responsiva às demandas da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, mediação do conhecimento, cartografia temática, formação de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.