EDUCAÇÃO MUSEAL: O CARÃTER PEDAGÓGICO DO MUSEU NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Abstract
O governo brasileiro, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), está desenvolvendo uma Política Nacional de Educação Museal (PNEM) com o propósito de fortalecer esse campo profissional, garantindo as condições necessárias para que sejam realizadas as práticas educacionais nos museus. Acompanhando o desenvolvimento dessa proposta governamental, o presente trabalho discute o caráter pedagógico do museu, que envolve a análise da definição do que vem a ser museu, sua função e sua relação com a memória. Ao se compreender a exposição museológica como documento histórico, defende-se a realização de visitas com planejamento e de forma processual (se iniciando na escola, partindo para o museu e finalizada novamente na sala de aula), de modo a permitir a construção do conhecimento por meio da educação museal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.