OS (DES)CAMINHOS DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL DO TURISMO: O CASO DA REVITALIZAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE VILA VELHA (ES - BRASIL)
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo analisar a política municipal de revitalização do sítio histórico do município de Vila Velha (estado do Espírito Santo, Brasil) criada em 2009 para incentivar os usos turísticos e recreativos neste setor da cidade. Para tanto, realizou-se análises documentais e revisão de literatura, além de entrevistas com os gestores municipais, moradores e turistas, para captar diferentes entendimentos sobre as novas formas de uso e ocupação deste espaço. Observou-se que até o presente momento, a maioria das ações planejadas não foi iniciada devido a entraves de ordem burocrática. Concluiu-se que em grande medida, este problema se deve à falta uma atuação efetiva de profissionais qualificados na assessoria dos Secretários Municipais, pois os quadros funcionais são ocupados predominantemente por aliados políticos que desconhecem os meandros do planejamento urbano e da gestão da atividade turística.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.