OS (DES)CAMINHOS DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL DO TURISMO: O CASO DA REVITALIZAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE VILA VELHA (ES - BRASIL)

Autores

  • Anderson Pereira Portuguez Campus do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Gumieiro Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a política municipal de revitalização do sítio histórico do município de Vila Velha (estado do Espírito Santo, Brasil) criada em 2009 para incentivar os usos turísticos e recreativos neste setor da cidade. Para tanto, realizou-se análises documentais e revisão de literatura, além de entrevistas com os gestores municipais, moradores e turistas, para captar diferentes entendimentos sobre as novas formas de uso e ocupação deste espaço. Observou-se que até o presente momento, a maioria das ações planejadas não foi iniciada devido a entraves de ordem burocrática. Concluiu-se que em grande medida, este problema se deve à falta uma atuação efetiva de profissionais qualificados na assessoria dos Secretários Municipais, pois os quadros funcionais são ocupados predominantemente por aliados políticos que desconhecem os meandros do planejamento urbano e da gestão da atividade turística. 

Biografia do Autor

  • Anderson Pereira Portuguez, Campus do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid, Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2011-12-18

Como Citar

OS (DES)CAMINHOS DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL DO TURISMO: O CASO DA REVITALIZAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE VILA VELHA (ES - BRASIL). Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 2, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/13422. Acesso em: 13 maio. 2025.