POTENCIALIDADE DE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ESTIMAÇÃO ESPACIAL DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO NUMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-69697Abstract
As geotecnologias trouxeram uma nova visão de gerenciamento da propriedade rural, adotando sistemas eficientes que otimizam a rotina agrícola, permitindo o incremento em produção e um processo produtivo lucrativo e sustentável. Este trabalho objetivou utilizar a técnica de análise espacial para compreender a variabilidade espacial dos atributos químicos do solo numa pequena propriedade rural. O trabalho se realizou em uma área de 13,9 hectares utilizada para cultivo de culturas anuais (soja, milho, sorgo etc.), localizada no município de Ituiutaba (MG). Considerando o resultado do laboratório, os dados foram analisados por estatística descritiva e, na sequência realizou-se análise espacial, utilizando o método de interpolação de dados, Spline. A análise espacial pelo método Spline apresentou resultados satisfatórios e importantes para o entendimento da distribuição espacial da fertilidade no solo, e as atividades de amostragem e interpretação da análise de solo, segundo as geotecnologias, mostraram-se aplicáveis a pequenas propriedades rurais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.
