Avifauna da Chácara Nova Jerusalém em Iporá, Estado de Goiás

Authors

  • Fernanda Afonso Arantes Fernandes Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá
  • Juliana Guimarães da Silva Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá
  • Daniel Blamires Universidade Estadual de Goiás

Abstract

Este estudo analisou a estrutura da comunidade de aves em uma localidade suburbana no município de Iporá, Estado de Goiás. Vinte e duas visitas quinzenais, entre Maio de 2012 a Abril de 2013 foram efetuadas, sendo os registros feitos em uma trilha no perímetro da área. Foram registradas 65 espécies. A riqueza estimada segundo Jackknife1=79,55 demonstrou que uma parcela significativa da avifauna local foi registrada. Houve um predomínio de espécies onívoras (43%) e de baixa sensitividade à antropização (73,8%), conforme esperado para localidades sinântropas. Entretanto, a ausência de espécies exóticas e a maior similaridade avifaunística com outra área fisionomicamente similar ligada à paisagem urbana por estradas vicinais (similaridade Ochiai= 0,74) evidenciam o aspecto suburbano da Chácara. Novos estudos futuramente serão importantes para esclarecer vários aspectos sobre comunidades de aves em localidades antropizadas, seja em Iporá ou em outros municípios goianos.

Author Biographies

  • Fernanda Afonso Arantes Fernandes, Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá
    Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá.
  • Juliana Guimarães da Silva, Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá
    Graduanda em licenciatura em biologia. Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá.
  • Daniel Blamires, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em biologia - modalidade ecologia -, e doutor em ciências ambientais pela UFG-Goiânia. Professor efetivo da UEG-Iporá, em regime de dedicação exclusiva.

Published

2015-06-30

How to Cite

Avifauna da Chácara Nova Jerusalém em Iporá, Estado de Goiás. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 181–192, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/28100. Acesso em: 24 dec. 2025.