Darwin e o Rompimento com a Teologia Natural de Paley

Autores

  • Nelio M.V. Bizzo Universidade de São Paulo

Resumo

 

A teoria da evolução é considerada um campo privilegiado de estudos para a História da Ciência, diante do grande número de fontes disponíveis. Apesar do bem conhecido fato de que a ideia da seleção natural ter sido concebida vinte anos antes da publicação de “Origem das Espécies”, poucos autores discutem a razão desse intervalo a partir da forma como o próprio livro foi escrito. Este artigo discute as mudanças na concepção de adaptação que Charles Darwin experimentou quando escrevia o seu mais famoso livro. Houve uma repentina e clara ruptura com a tradição da Teologia Natural, base da doutrina cristã anglicana, o que levanta a questão da ocorrência de um insight no desenvolvimento da teoria.

Biografia do Autor

  • Nelio M.V. Bizzo, Universidade de São Paulo
    Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação. Professor Visitante da Universidade de Verona - Itália

Downloads

Publicado

2010-12-25

Como Citar

Darwin e o Rompimento com a Teologia Natural de Paley. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/8175. Acesso em: 13 maio. 2025.