SENTINDO O SOM “EU ME CHAMO ESCOLA”:
A Música no Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v15n2-a2024-75371Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Música, Escola, EstudantesResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia tendo em vista a segregação socioespacial vivenciada pela população negra. Com isso, através da abordagem fenomenológica e da geografia cultural, busca-se um aproximação teórico-metodológica entre geografia e música. A partir da percepção dos/as estudantes em relação aos problemas socioespaciais e socioculturais que surgem no ambiente escolar e as possibilidades que o auxílio da música traz para a construção do conhecimento científico geográfico, chegamos à criação da canção “Eu me chamo escola”. Composta e construída por estudantes do 3° ano do Ensino Médio da escola pública estadual João Brienne de Camargo, em oficinas pedagógicas realizadas no ano de 2022. Na música, retratam o lugar onde vivem. Os resultados obtidos são apresentados com base em uma leitura crítica e social sobre o espaço ocupado por esses alunos e o papel da escola nesse processo de reconhecimento do seu lugar no mundo, possibilitando o debate político nos processos de emancipação e luta por uma cidade mais democrática.
Referências
ANASTASIOU, Léo das Graças Camargos; ALVES, Leonir Passate. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Univille 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p.227-247, maio 2005.
CALLAI, Helena Copetti. Escola, novas linguagens e educação para a cidadania. Coleção Explorando O Ensino, Brasília, v. 22, n. 2, p.25-42, abr. 2010.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: VIII congresso Luso-Afro-Brasileiro de ciências sociais. Coimbra: Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais, 2004. p. 1 – 10.
CAMPOS, Rui Ribeiro de; MARQUES, Eder Rodrigo Carvalho. o rap como uma possibilidade para o ensino de geografia. Geografia, Rio Claro, v. 33, n. 2, p.235-252, maio/agosto. 2008.
CAVALVANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de vygotsky ao ensino de geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p.185-207, maio 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2003.
CLAVAL, Paul. As Abordagens da Geografia Cultural. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org). Explorações Geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 89-117.
CORREIA, Marcos Antonio. Representação e ensino a música nas aulas de geografia: emoção e razão nas representações geográficas. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado) – pós graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
CORREIA, Marcos Antônio. A música nas aulas de geografia: canções e representações geográficas. Revista Geografar, Curitiba, v. 7, n. 1, p.138-160, jun. 2012.
FINN, John C. Representação, Música e Geografia: Repensando o “lugar” da música. In: OLIVEIRA, W.; CAZETTA, V. (org.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Editora Átomo e Alínea, 2013. p. 193-206.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Editora Cortez, 1984.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. Ed. São Paulo: DP&A. 2006.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto – Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.
LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos, et al. (Org). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. VII Edipe. Goiânia: Editora da UFG, 2019.
MANZONI, Ahiranie Sales, ROSA, Daniela Botti da. Gênero Canção: Múltiplos olhares. In:http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/322/230#:~:text=Segundo%20Gada%2C%20os%20PCNs%20definem,(Foucault%2C%202006%2C%20p.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1999. 657 p.
MOREIRA, Ildeu de Castro, MASSARANI, Luisa. (Em) canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. Scielo Brasil, 2006
MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p.80-94, jan. 2012.
PANITZ, L. M. Geografia e música: uma introdução ao tema. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, v.12, n°978, 2012
PIZOTTI, Alexandre Moura. Geografia e música: aproximações e possibilidades de diálogo. In: DOZENA, Alessandro (Org.). Geografia e música: diálogos. Natal: Edufrn, 2016. p. 104-132.
TEIXEIRA, Alison Nascimento. O RAP NA GEOGRAFIA: possibilidades de mediação do conhecimento e ensino de geografia a partir da periferia. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020
TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. Rio Claro: Difel, 1983. 248p.
TUAN, Yi-fu. Place: an experimental perspective. Geographycal Review, New York, v. 65, n. 2, p.151-165, apr. 1975.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Metodologia didática em sala de aula. Educação AEC, Brasília, v. 5, n. 83, p.01-18, abr, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Alves Vaz, Silvia Fernanda Cantóia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.