SENTINDO O SOM “EU ME CHAMO ESCOLA”:

A Música no Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v15n2-a2024-75371

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Música, Escola, Estudantes

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de Geografia tendo em vista a segregação socioespacial vivenciada pela população negra. Com isso, através da abordagem fenomenológica e da geografia cultural, busca-se um aproximação teórico-metodológica entre geografia e música. A partir da percepção dos/as estudantes em relação aos problemas socioespaciais e socioculturais que surgem no ambiente escolar e as possibilidades que o auxílio da música traz para a construção do conhecimento científico geográfico, chegamos à criação da canção “Eu me chamo escola”. Composta e construída por estudantes do 3° ano do Ensino Médio da escola pública estadual João Brienne de Camargo, em oficinas pedagógicas realizadas no ano de 2022. Na música, retratam o lugar onde vivem. Os resultados obtidos são apresentados com base em uma leitura crítica e social sobre o espaço ocupado por esses alunos e o papel da escola nesse processo de reconhecimento do seu lugar no mundo, possibilitando o debate político nos processos de emancipação e luta por uma cidade mais democrática.

Biografia do Autor

  • Lucas Alves Vaz, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso

    Mestre em Geografia, Professor vinculado à Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso.

  • Silvia Fernanda Cantóia, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

SENTINDO O SOM “EU ME CHAMO ESCOLA”:: A Música no Ensino de Geografia . Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 15, n. 2, p. 177–197, 2024. DOI: 10.14393/BGJ-v15n2-a2024-75371. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/75371. Acesso em: 22 mar. 2025.