CONCEITO GEOGRÁFICO DE REGIÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ESTUDOS SOBRE AS QUESTÕES INTERNACIONAIS
Resumo
RESUMO
O presente trabalho busca avançar no diálogo da Geografia com as Relações Internacionais, compreendendo a contribuição do conceito geográfico de região para os estudos sobre as questões internacionais. Ao compreender o estabelecimento e/ou as transformações nas regiões, por meio do processo de regionalização, podemos compreender a região como um mecanismo de organização político-territorial. Apesar de as teorias tradicionais das Relações Internacionais ainda tenderem a enxergar a região de forma como mero receptáculo, numa perspectiva a-espacial, o interesse pela região é crescente e se demonstra necessário para compreensão dos processos socioespaciais. Assim, a proposta apresentada neste trabalho é a de incorporar as necessárias discussões sobre a região, consolidadas na teoria da Geografia, na compreensão das questões internacionais contemporâneas, exemplificando com dois estudos de caso: a abordagem sobre a importância das escalas geográficas na política internacional e a questão da região nos processos de integração regional.
PALAVRAS-CHAVE
Região; Integração Regional; Geografia das Relações Internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ricardo Luigi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.