Reflexões sobre a paisagem cárstica não tradicional da caverna Serra das Andorinhas/Pará-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n2-a2021-67918

Resumo

A Caverna Serra das Andorinhas é uma das feições geomorfológicas da Serra das Andorinhas/Martírios, e passou a ser denominada como Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia, quando tombada. É considerada uma província espeleológica quartzítica do PESAM, cuja interação entre processos geológicos e geomorfológicos ao longo do tempo resultaram em uma paisagem que se destaca no município. O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos morfogenéticos e morfodinâmicos da área, sobretudo da Caverna. As bases metodológicas para tal estudo foram compostas pesquisa e revisão bibliográfica, trabalhos de campo, elaboração de mapas temáticos com o intuito de reconhecer as principais características naturais e registros fotográficos. Como resultados dessa investigação, verificou-se que a paisagem da Serra se enquadra como cárstica não tradicional, sendo formada em grande parte por rochas não carbonáticas, devido a presença da rocha metamórfica quartzito. Além disso, foi possível verificar registros de processos morfogenéticos e morfodinâmicos, sendo identificados por meio das feições geomorfológicas presentes na Caverna Serra das Andorinhas.

Biografia do Autor

  • Diêmison Ladislau de Alencar, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) e Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás/UFG.

    Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

  • Leda Correia Pedro Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora Dra. em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/ UNESP, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO), Campus Pontal, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Professor Dr. em Geografia pela Universidade de São Paulo/ USP. Atualmente é professor Adjunto do Curso de Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas (ICH), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Unifesspa.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Reflexões sobre a paisagem cárstica não tradicional da caverna Serra das Andorinhas/Pará-Brasil. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 12, n. 2, p. 98–116, 2021. DOI: 10.14393/BGJ-v12n2-a2021-67918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67918. Acesso em: 7 dez. 2025.