IDENTIFICAÇÃO DE LOTES VAGOS EM ÁREAS URBANAS:

um estudo a partir do bairro Tupã em Ituiutaba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67730

Resumo

O bairro Tupã, localizado na zona sul da cidade de Ituiutaba-MG, teve a sua dinâmica modificada a partir da instalação de um campus de uma instituição pública de ensino superior, principalmente por meio da especulação imobiliária. Nesse contexto, embora tenha se verificado a intensificação da ocupação do bairro, a presença de terrenos baldios é expressiva e a sua coexistência com os diferentes usos podem ocasionar impactos sociais e ambientais diversos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os lotes vagos existentes no bairro Tupã para, dessa maneira, compreender a sua distribuição, analisar a infraestrutura e investigar os possíveis impactos socioambientais dessas áreas. A metodologia contemplou: a) a identificação dos lotes vagos a partir da interpretação visual de imagens de satélite; b) a delimitação dos terrenos vagos no software QGIS; c) a classificação dos lotes vagos em cercados e não cercados; d) a realização de trabalhos de campo para a validação do mapeamento, registro fotográfico e a observação de características socioambientais do bairro. Os resultados alcançados permitiram identificar que a maioria dos terrenos vagos não possuem cercamento (66,41%), enquanto (33,59%) apresentam alguma barreira física capaz de impedir ou coibir o acesso ao interior do imóvel. Além disso, foi possível relacionar a presença de lotes vagos com o descarte incorreto de resíduos sólidos, a ocorrências de queimadas, a falta de acessibilidade e aspectos que impactam na sensação de insegurança por parte dos moradores.

Biografia do Autor

  • Arthur Viegas Viegas Soares, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

  • Jussara dos Santos Rosendo

    Doutora em Geografia, professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, Campus Pontal, Ituiutaba-MG.

  • Paula Cristina Inacio, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

IDENTIFICAÇÃO DE LOTES VAGOS EM ÁREAS URBANAS: : um estudo a partir do bairro Tupã em Ituiutaba-MG. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 1, p. 36–53, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67730. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67730. Acesso em: 22 jun. 2025.