IDENTIFICAÇÃO DE LOTES VAGOS EM ÁREAS URBANAS:

um estudo a partir do bairro Tupã em Ituiutaba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67730

Resumo

O bairro Tupã, localizado na zona sul da cidade de Ituiutaba-MG, teve a sua dinâmica modificada a partir da instalação de um campus de uma instituição pública de ensino superior, principalmente por meio da especulação imobiliária. Nesse contexto, embora tenha se verificado a intensificação da ocupação do bairro, a presença de terrenos baldios é expressiva e a sua coexistência com os diferentes usos podem ocasionar impactos sociais e ambientais diversos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os lotes vagos existentes no bairro Tupã para, dessa maneira, compreender a sua distribuição, analisar a infraestrutura e investigar os possíveis impactos socioambientais dessas áreas. A metodologia contemplou: a) a identificação dos lotes vagos a partir da interpretação visual de imagens de satélite; b) a delimitação dos terrenos vagos no software QGIS; c) a classificação dos lotes vagos em cercados e não cercados; d) a realização de trabalhos de campo para a validação do mapeamento, registro fotográfico e a observação de características socioambientais do bairro. Os resultados alcançados permitiram identificar que a maioria dos terrenos vagos não possuem cercamento (66,41%), enquanto (33,59%) apresentam alguma barreira física capaz de impedir ou coibir o acesso ao interior do imóvel. Além disso, foi possível relacionar a presença de lotes vagos com o descarte incorreto de resíduos sólidos, a ocorrências de queimadas, a falta de acessibilidade e aspectos que impactam na sensação de insegurança por parte dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Viegas Viegas Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Jussara dos Santos Rosendo

Doutora em Geografia, professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, Campus Pontal, Ituiutaba-MG.

Paula Cristina Inacio, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

VIEGAS SOARES, A. V.; DOS SANTOS ROSENDO, J.; CRISTINA INACIO, P. IDENTIFICAÇÃO DE LOTES VAGOS EM ÁREAS URBANAS: : um estudo a partir do bairro Tupã em Ituiutaba-MG. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 1, p. 36–53, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67730. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67730. Acesso em: 14 jul. 2024.