A IMPORTÂNCIA DE BRASÍLIA NO TRANSPORTE DE CARGAS

uma análise do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubistcheck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-65505

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o transporte aéreo de cargas no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitscheck, procurando entender qual a importância e a participação de Brasília na logística de distribuição de carga pelo país. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura acerca da Geografia dos Transportes, logística, território e circulação, setor aéreo e transporte de carga. Também foram coletados dados secundários sobre o volume e tipo de carga e ligações aéreas domésticas e internacionais. Brasília tem uma grande área de influência regional e nacional. A centralidade da cidade está configurada pela conformação de um hub importante no transporte de passageiros. O transporte de cargas se beneficia desse grande fluxo utilizando o espaço livre dos porões para transporte de cargas. Desse modo, verifica-se uma complementaridade logística influenciada pelo tipo de operação predominante.

Biografia do Autor

  • Mauricio Pires Machado Xavier, Universidade de Brasília, Departamento de Geografia

    Geógrafo, Laboratório GeoRedes, Universidade de Brasília (UnB).

  • Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Geografia Bacharelado (2006) e Licenciatura (2008) pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,Campus de Presidente Prudente (2012). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Sociais da Erasmus University of Rotterdam (Holanda) no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/NUFFIC. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) nos cursos de graduação e pós-graduação.Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Agrária atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio e redes de produção global; supermercados e formas de governança; dinâmica geográfica do trabalho; trabalho e movimentos sociais. É membro do Laboratório GeoRedes e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Governança, Agronegócio e Redes de Produção Global - GovernAGRO. Também participa como pesquisador nos Grupos de Pesquisa: GLOBAU (UECE); REAGRI (UNICAMP) e GPVASF (UPE/Petrolina).

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DE BRASÍLIA NO TRANSPORTE DE CARGAS: uma análise do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubistcheck. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 2, p. 4–21, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n2-a2022-65505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/65505. Acesso em: 13 maio. 2025.