A IMPORTÂNCIA DE BRASÍLIA NO TRANSPORTE DE CARGAS

uma análise do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubistcheck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-65505

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o transporte aéreo de cargas no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitscheck, procurando entender qual a importância e a participação de Brasília na logística de distribuição de carga pelo país. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura acerca da Geografia dos Transportes, logística, território e circulação, setor aéreo e transporte de carga. Também foram coletados dados secundários sobre o volume e tipo de carga e ligações aéreas domésticas e internacionais. Brasília tem uma grande área de influência regional e nacional. A centralidade da cidade está configurada pela conformação de um hub importante no transporte de passageiros. O transporte de cargas se beneficia desse grande fluxo utilizando o espaço livre dos porões para transporte de cargas. Desse modo, verifica-se uma complementaridade logística influenciada pelo tipo de operação predominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Pires Machado Xavier, Universidade de Brasília, Departamento de Geografia

Geógrafo, Laboratório GeoRedes, Universidade de Brasília (UnB).

Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia Bacharelado (2006) e Licenciatura (2008) pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,Campus de Presidente Prudente (2012). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Sociais da Erasmus University of Rotterdam (Holanda) no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/NUFFIC. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) nos cursos de graduação e pós-graduação.Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Agrária atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio e redes de produção global; supermercados e formas de governança; dinâmica geográfica do trabalho; trabalho e movimentos sociais. É membro do Laboratório GeoRedes e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Governança, Agronegócio e Redes de Produção Global - GovernAGRO. Também participa como pesquisador nos Grupos de Pesquisa: GLOBAU (UECE); REAGRI (UNICAMP) e GPVASF (UPE/Petrolina).

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

XAVIER, M. P. M.; BEZERRA, J. E. A IMPORTÂNCIA DE BRASÍLIA NO TRANSPORTE DE CARGAS: uma análise do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubistcheck. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 2, p. 4–21, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n2-a2022-65505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/65505. Acesso em: 14 set. 2024.