FEIRA AGROECOLÓGICA DE LAGOA SECA (PB):
desafios e possibilidades para o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-64047Resumo
Este estudo tem como principal objetivo compreender os desafios e possibilidades do desenvolvimento da feira agroecológica de Lagoa Seca, estado da Paraíba, a partir do relato dos feirantes. A metodologia adotada na pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, cujos objetivos são de caráter descritivo e exploratório, tendo como lócus social a única feira Agroecológica em funcionamento no município citado. O instrumento de coleta de dados foi a observação participante e aplicação de entrevista estruturada com os feirantes. Com os resultados obtidos, verificou-se que os agricultores produzem sem utilizar agrotóxicos, fazendo o uso de defensivos naturais e técnicas de manejo agroecológico para combater pragas e doenças, contribuindo, assim, para a segurança alimentar e nutricional daqueles que produzem e consomem os alimentos. Isso gera mais autonomia para o pequeno agricultor e possibilita o crescimento econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Geographical Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.