UMA BREVE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA DOS ESPAÇOS

a relação histórica entre as abordagens geográficas e o conceito de espaço geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v14n1-a2023-62616

Resumo

O artigo tem por finalidade de apresentar a relação histórica entre as vertentes da geografia e suas concepções acerca do espaço geográfico. Esta categoria de análise por muito tempo sofreu mudanças para poder se adaptar a cada abordagem geográfica, desse modo, a definição do que é o espaço geográfico vai mudando de acordo sobre o modo como se pensa a respeito do que é geografia. Nesse sentido, a multifacetidade do espaço geográfico é consequência de desdobramentos filosóficos e científicos de cada vertente geográfica, e que pelo esforço de traduzir essas mudanças pela via de uma história da geografia, pode ser então demarcado temporalmente desde a fundação da geografia como ciência moderna no século XIX, na sua concepção dialético histórico-materialista e até na geografia física com a teoria dos geossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Silgueiros Sanches Navarro, UFMS

Bacharel e Licenciado em Geografia (UCDB), Especialista em Educação Ambiental e Espaço Educadores Sustentáveis (UFMS) e Mestre em Geografia (UFMS)

Minéia Martins Cristaldo, IFMS

Bacharel e Licenciada em Geografia e Especialista em Educação Ambiental e Espaço Educadores Sustentáveis (UFMS), Mestranda em Geografia (UFMS), Assistente de Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana

Tatiane Aparecida Borges, SED-MS

Bacharel e Licenciada em Geografia (UFMS), Especialista em Educação Ambiental e Espaço Educadores Sustentáveis (UFMS), Mestra em Geografia (UFMS), Professora de Geografia e Coordenadora Pedagógica pela SED/MS

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

NAVARRO, F. S. S.; CRISTALDO, M. M.; BORGES, T. A. UMA BREVE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA DOS ESPAÇOS: a relação histórica entre as abordagens geográficas e o conceito de espaço geográfico. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 14, n. 1, p. 69–76, 2023. DOI: 10.14393/BGJ-v14n1-a2023-62616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/62616. Acesso em: 23 jul. 2024.