As plantas nos rituais de Candomblé na saúde do corpo, da mente e do espírito

com destaque ao município de Ituiutaba, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n2-a2021-58417

Resumo

A utilização das plantas para o tratamento de doenças e males espirituais em rituais religiosos de matriz africana é de extrema importância, principalmente no Candomblé. Nos terreiros essas plantas podem ter nomes variados, bem como seus efeitos medicinais e espirituais, sendo indicadas oralmente e mantidas através do conhecimento tradicional. Um levantamento bibliográfico foi realizado em quatro plataformas de dados, sendo encontradas 24 referências e cinco delas compuseram o estudo. A partir delas foram obtidas 73 espécies vegetais utilizadas em rituais de Candomblé. A maior parte destas espécies foi levantada no município de Ituiutaba, MG, e foi possível observar que as plantas utilizadas no terreiro com objetivo curativo, também estão presentes nos quintais e jardins de populações urbanas e rurais, indicadas para problemas digestivos, respiratórios e circulatórios. A intensa utilização dessas plantas relaciona-se ainda com a disseminação pelo conhecimento tradicional, reforçando a importância da sua tradição e valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Curso de Ciências Biológicas

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Educação Tutorial, PET Bio Pontal.

Juliana Aparecida Povh, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (ênfase em Botânica).

Luciana Karen Calábria, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Genética e Bioquímica (ênfase em Bioquímica).

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

RODRIGUES PINHEIRO, L.; POVH, J. A.; CALÁBRIA, L. K. As plantas nos rituais de Candomblé na saúde do corpo, da mente e do espírito: com destaque ao município de Ituiutaba, MG. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 12, n. 2, p. 51–78, 2021. DOI: 10.14393/BGJ-v12n2-a2021-58417. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/58417. Acesso em: 23 jul. 2024.