ITAPERUNA-RJ:

estudo da centralidade interurbana a partir dos seus serviços de saúde e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n2-a2020-58101

Resumo

Itaperuna, localizado no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, tem desempenhado um papel importante na dinâmica econômica regional desde o auge da cultura cafeeira, entre finais do século XIX e início do XX. Atualmente, essa relevância se mantém, na medida em que responde por participação relevante da população e das atividades econômicas. Neste texto, nosso objetivo é analisar a centralidade interurbana de Itaperuna na sua região geográfica imediata, por meio da análise dos serviços de educação e saúde. Para a realização deste trabalho foram adotados, como procedimentos metodológicos, levantamento de bibliografia e de dados primários e secundários, sistematização e análise das informações. Nossos resultados mostram que Itaperuna tem apresentado forte crescimento populacional e concentrado as atividades econômicas (indústria manufatureira, comércio e serviços) no âmbito regional. No caso das atividades de serviços, se sobressaem a educação e a saúde, responsáveis pela dinâmica econômica regional e pela forte atração populacional exercida por Itaperuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena André Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Campos dos Goytacazes-RJ.

Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Geografia de Campos (GRC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG). Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

ANDRÉ GONÇALVES, M.; SANTOS, L. B. ITAPERUNA-RJ:: estudo da centralidade interurbana a partir dos seus serviços de saúde e educação. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 11, n. 2, p. 138–158, 2020. DOI: 10.14393/BGJ-v11n2-a2020-58101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/58101. Acesso em: 23 jul. 2024.