CONFORTO TÉRMICO EM AMBIENTE ESCOLAR NA CIDADE DE CUIABÁ - MT:

um estudo de caso da Escola Municipal Professora Maria Dimpina Lobo Duarte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57524

Resumo

O conforto térmico ambiental vem se tornando uma preocupação nos últimos anos. As edificações escolares municipais e estaduais apresentam padrões arquitetônicos geralmente similares em todo país, sendo desconsiderado as características climáticas da região. As condições climáticas do município de Cuiabá – MT são rigorosas, com temperaturas médias anuais próximas a 25°C. O ambiente escolar exerce influência no desempenho dos estudantes em seu processo de ensino-aprendizagem. Assim o objetivo desse artigo foi analisar o ambiente escolar e as condições de conforto e desconforto térmico, através da aplicação do Índice de Temperatura Efetiva bem como as percepções dos estudantes. A aplicação do índice de temperatura efetiva demonstrou que ambientes climatizados oferecem melhores condições de conforto, proporcionando aos alunos um melhor desempenho escolar. A aplicação do índice subjetivo evidenciou o predomínio de sensação de conforto na sala com ar condicionado e o predomínio da sensação de desconforto na sala sem ar condicionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablinne Cynthia Batista Angelini, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2012) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Doutoranda em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso.

José Carlos Ugeda Ugeda Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Bacharelado (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Geografia (2012) pela mesma instituição. É Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá.

Downloads

Publicado

2020-07-31