LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E EXPORTAÇÕES DE CAFÉ NO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-57474Resumo
No mercado internacional, a logística de transportes tornou-se um elemento-chave e indispensável na organização territorial das atividades empresariais, incluindo o segmento de commodities agrícolas. As estruturas produtivas e de comercialização de produtos exportáveis como o café, que é demandado nos mercados internacionais, buscam os serviços de transportes especializados para interconectar os mercados. O objetivo deste artigo é analisar as interações espaciais da infraestrutura dos serviços logísticos de transportes na movimentação do café produzido em Minas Gerais e que é exportado para os mercados internacionais, considerando as áreas produtivas, os recintos alfandegados e os transportes internacionais, no período de 1997 a 2018. Realizou-se a revisão de literatura, a coleta e a organização de dados disponibilizados pelas instituições públicas brasileiras. As empresas exportadoras transportam o café pelo território nacional utilizando o modal rodoviário, que concentram os fluxos nos portos e no transporte marítimo com destino aos mercados globais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Geographical Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.