A CONFIGURAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA FEIRA DO SINDICATO EM ITUIUTABA-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v11n1-a2020-56741

Resumo

A agricultura familiar está vinculada à família, à terra e ao trabalho, com características próprias de acordo com a região e localidade. Neste artigo, pretende-se discutir as relações socioeconômicas e culturais vivenciadas por agricultores familiares que comercializam sua produção em uma feira livre na cidade de Ituiutaba-MG. Organizada pelo sindicato dos trabalhadores rurais do município, é popularmente conhecida como a “Feira do Sindicato”. Assim, pretende-se discutir a importância da feira para esses agricultores e para o município de Ituiutaba - MG. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a agricultura familiar no Brasil e sobre as feiras livres, levantamento de dados de fonte primária, com entrevistas junto ao presidente do sindicato e a feirantes, expondo suas vivências e experiências, a partir desse espaço laboral. A partir dos argumentos apresentados pelos entrevistados, em sintonia com a teorização de pesquisadores que tratam sobre a temática, elaboramos o presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vanda dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

Joelma Cristina dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é docente com dedicação exclusiva no curso de Geografia do ICH/UFU campus Ituiutaba/MG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Agrária, Geografia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: relação capital x trabalho, mundo do trabalho, relação cidade-campo, precarização, agroindústria canavieira.

Downloads

Publicado

2020-07-30