RISCOS AMBIENTAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS E QUALIDADE AMBIENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Jessica Oliveira Barbosa "Universidade Federal de Uberlândia/UFU- Faculdade de Ciências Integradas do Pontal-FACIP"
  • Gerusa Gonçalves Moura

Resumo

RESUMO: O objetivo deste texto é apresentar algumas das abordagens acerca do conceito de qualidade ambiental, quais as suas principais características e em que medida o descarte inadequado de resíduos sólidos pode provocar risco ambiental. Trata-se de uma temática que apresenta diferentes abordagens, perspectivas e que envolve discussões pertinentes a diversas ciências. Neste sentindo, diante da multiplicidade de trabalhos a cerca deste tema, a metodologia deste trabalho consistiu na busca e leitura de trabalhos acadêmicos e livros que abordassem os conceitos de qualidade ambiental, resíduos sólidos e riscos ambientais. Essa discussão é muito pertinente no âmbito da produção geográfica, no sentido que relaciona tanto os elementos comuns à geografia física quanto às discussões existentes na geografia humana, de modo a contribuir para os estudos ligados ao planejamento urbano e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Oliveira Barbosa, "Universidade Federal de Uberlândia/UFU- Faculdade de Ciências Integradas do Pontal-FACIP"

Mestre em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas / Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal.

Gerusa Gonçalves Moura

Professora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

OLIVEIRA BARBOSA, J.; GONÇALVES MOURA, G. RISCOS AMBIENTAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS E QUALIDADE AMBIENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 1, p. 67–76, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/51024. Acesso em: 23 jul. 2024.