REPRESENTAÇÕES DO CUIDAR NA PERSPECTIVA DE TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPI) DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Resumo
Este estudo, de natureza essencialmente qualitativa, teve, por seu objeto principal, compreender as representações que os cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) tem acerca de sua própria atividade. Para tanto, foram entrevistados oito cuidadores que atuavam em uma instituição desta natureza no interior do estado de Minas Gerais. Através da análise dos dados, pôde-se observar uma miríade de representações, que passam pela satisfação e elevação pessoal, o cuidado com o sustento econômico, bem como a contribuição para o bem-estar social do idoso. Apesar disto, a atividade transfigura-se de uma rudeza associada não tão somente ao exercício físico, mas, também, ao trabalho emocional demandado intrinsecamente pela tarefa. Com isto, os cuidadores utilizam-se de uma série de estratégias laborais para lidar com a atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.