UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS DA RELAÇÃO GÊNERO E TRABALHO: a produção científica nas principais revistas de administração entre 1991 a 2015

Autores

  • Lorrana Laila Silva Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodolfo Buzzolini Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar a produção científica acerca da temática da relação gênero e trabalho, buscando apresentar as peculiaridades relativas ao estado do campo de pesquisas nessa área. Para esta finalidade, foi realizado um levantamento da produção científica acerca da temática em análise em cinco importantes revistas de Administração que apresentaram trabalhos relevantes no período compreendido entre 1991 a 2015. Como resultado, foi possível identificar a escassez de trabalhos nesse campo de estudos, além do fato de que a maioria dos trabalhos publicados em periódicos ou anais de eventos científicos apresentaram autoria predominante do gênero feminino, evidenciando que, possivelmente, é o público que mais se interessa pela abordagem da temática relação gênero e trabalho, o que pode ser explicado pelas implicações da exploração do tema na vida deste público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrana Laila Silva Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestranda em Geogarfia no Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal PPGEP.

Rodolfo Buzzolini, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal.

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal.

Downloads

Publicado

2019-10-06