ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL À OCUPAÇÃO DO RELEVO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE /SP

Autores

  • Leda Correia Pedro Miyazaki Universidade Federal de Uberlândia
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes Universidade Estadual Paulista

Resumo

O objetivo principal desse artigo foi analisar a vulnerabilidade socioambiental à ocupação do relevo na cidade de Presidente Prudente/SP. Para isso, foram necessários compreender as diversas caraterísticas que compõem a paisagem da cidade, com destaque para as seguintes variáveis: declividade, rochas e solos, profundidade do aquífero freático, compartimentos do relevo para gerar a carta síntese de fragilidade ambiental em ambiente SIG. Posteriormente utilizou-se a carta dos compartimentos geomorfológicos sobreposta a carta de exclusão e inclusão social que permitiu a análise do perfil do grupo ocupante. Os resultados obtidos foram expressos em classes de vulnerabilidade socioambiental à ocupação do relevo, cujo destaque foi para os fundos de vale da cidade. Esses apresentaram uma alta vulnerabilidade socioambiental à ocupação do relevo, uma vez que na medida que os topos e as foram sendo esculturados e impermeabilizados devido à ocupação do relevo. Grande parte das águas pluviais não infiltram e percolam no solo onde encontra-se a área urbana, resultando assim em um escoamento superficial volumoso e concentrado. Essas águas acabam se direcionando para os fundos de vale do córrego do Veado e provocando os alagamentos momentâneos durante os períodos de chuva. Isso tem provocado grandes transtornos para a população ocupante da área urbana da cidade e principalmente para aqueles que residem entorno do canal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Correia Pedro Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia

Docente dos cursos de graduação e pós-graduação - Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal (Ituiutaba-MG).

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista

Professor do Departamento de Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologias - FCT, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

PEDRO MIYAZAKI, L. C.; RODRIGUES NUNES, J. O. ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL À OCUPAÇÃO DO RELEVO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE /SP . Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 2, p. 51–81, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/50250. Acesso em: 27 maio. 2024.