RELAÇÕES HIDROLÓGICAS ENTRE PLUVIOSIDADE, DEFLÚVIO E ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ DA PRATA EM CAPITÃO POÇO, PARÁ, BRASIL

Autores

  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Artur Sales de Abreu Vieira Universidade Federal do Pará
  • Francisco Carlos Lira Pessoa Universidade Federal do Pará
  • Diêgo Lima Crispim Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho verifica as relações hidrológicas entre chuva, vazão e escoamento superficial na bacia hidrográfica do igarapé da Prata, localizada no município de Capitão Poço/PA. Foram utilizados dados diários e mensais, no período de 1993 a 2004, de uma estação fluviométrica local e pluviométrica próxima, verificando o comportamento de vazões e precipitações médias; estimou o coeficiente de escoamento superficial com base em imagens de satélite em função do uso e cobertura do solo. Precipitação e vazão possuem comportamentos semelhantes, porém, com um retardo de cerca de dois meses entre seus picos, indicando uma boa capacidade de retenção de água no solo e na floresta. Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña influenciam nas precipitações locais. Cerca de 40% da precipitação escoa superficialmente. Os usos comuns da água do corpo hídrico envolvem atividades como agricultura, pecuária e piscicultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará. Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq. Bolsista CAPES e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Técnico em Edificações. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, hidrologia, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental.

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico

Artur Sales de Abreu Vieira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2013). Foi membro atuante da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA). Foi Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/FAPESPA e pesquisador do Grupo de Estudos em Gerenciamento de Água e Reuso de Efluentes - GESA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em saneamento ambiental e recursos hídricos. Exerceu função como pesquisador sobre responsabilidade técnica em Engenharia Ambiental nos Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica - P&D, mediante aos regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, com vinculo ao Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste - NEPEN.

Francisco Carlos Lira Pessoa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Hidrologia; Regionalização Hidrológica - Curvas de permanência - Vazões Ecológicas - (Regressões Múltiplas); e Identificação de Regiões Hidrologicamente Homogêneas (Métodos de Análise de Agrupamentos e Fuzzy C-Means).

Diêgo Lima Crispim, Universidade Federal do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido- IFRN, Mestre em Sistemas Agroindustriais PPGSA /UFCG , com ênfase na linha de pesquisa em Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais. Ex- Conselheiro da Câmara Superior de Ensino e Colegiado Pleno da UFCG, Experiência em Projeto de Extensão na Área de Convivência com o Semiárido, Ex-Diretor de Formação Política do Diretório Central dos Estudantes - DCE e colaborador na ONG Germinar.

Downloads

Publicado

2019-10-20