Visões do Sublime: Humboldt e as paisagens de Turner e Constable

Autores

  • Carlos Francisco Gerencsez Geraldino Professor da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus São Paulo. http://orcid.org/0000-0003-1401-2400
  • André de Oliveira Leonardo Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus São Paulo. http://orcid.org/0000-0001-9172-4976

Resumo

Este artigo propõe pontos de contato entre o conceito de paisagem de Alexander von Humboldt (1769-1859) e pinturas de paisagem produzidas durante o período romântico. Busca investigar as relações entre a ciência geográfica e a arte pictórica por meio da análise de dois quadros da mostra Romantismo - A arte do entusiasmo, ocorrida no Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre 2010 e 2013. As pinturas selecionadas para o presente estudo são A Catedral de Salisbury Vista do Jardim do Bispo (1821-1822), de John Constable (1776-1837), e O Castelo de Carnaevon (1830-1835), de Joseph Mallord William Turner (1775-1851). Esse exercício de leitura da paisagem pictórica busca contribuir para uma exemplificação da concepção de ciência geográfica de Humboldt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Francisco Gerencsez Geraldino, Professor da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus São Paulo.

Graduado em em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2005 e 2006), especialista em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

GERALDINO, C. F. G.; LEONARDO, A. de O. Visões do Sublime: Humboldt e as paisagens de Turner e Constable. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 8, n. 1, p. 4–23, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/35295. Acesso em: 26 jul. 2024.