IMPLICAÇÕES PARA O BIOMA PANTANAL DO CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR NA BACIA DO ALTO PARAGUAI

Autores

  • Junior Miranda Scheuer Universidad de la República, Uruguay
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Professora adjunta do Curso de Geografia e do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ronaldo José Neves In memoriam.

Resumo

As primeiras atividades econômicas no bioma Pantanal foram a pecuária, a extração de minérios e a agricultura, com destaque ao sistema canavieiro. Objetivou-se identificar os municípios produtores de cana de açúcar na porção brasileira da Bacia do Alto Paraguai, Mato Grosso, e os possíveis impactos ambientais para o bioma Pantanal. A investigação foi realizada a partir de revisão bibliográfica e com dados secundários. O cultivo da cana está presente em 21 municípios nos quais em seis há unidades agroindustriais que produzem etanol e/ou açúcar. As práticas agropecuárias e agroindustriais podem gerar impactos ambientais e comprometer com a biodiversidade do bioma. Salvo isso, os avanços tecnológicos e as orientações técnicas-legislativas constituem ferramentas que guiam a sustentabilidade desse setor. A premissa do plantio da cana deve partir de uma visão holística sobre as questões ambientais, sociais e econômicas no contexto do bioma Pantanal, nada mais, nada menos do postulado de desenvolvimento sustentável. 

Biografia do Autor

  • Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República, Uruguay
    Doctorando en Ciencias Agrarias (Udelar/URY-UY);Mestre em Ambiente e Sistemasde Produção Agrícola (Unemat/MT-BR); Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Uninter/PR-BR); Especialista em Educação Profissional (Senac/RS-BR); Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira (Uri/RS-BR). Professor na Facultad de Agronomía da Universidad de la República.
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves, Professora adjunta do Curso de Geografia e do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Três Lagoas, Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Ronaldo José Neves, In memoriam.
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

IMPLICAÇÕES PARA O BIOMA PANTANAL DO CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR NA BACIA DO ALTO PARAGUAI. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 8, n. 2, p. 36–51, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/34178. Acesso em: 21 abr. 2025.