O CLIMA URBANO E O CLIMA RURAL: ANÁLISE DOS PADRÕES DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS E DAS ILHAS DE CALOR

Autores

  • Elis Dener Lima Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. http://orcid.org/0000-0001-5360-6012
  • Francisco Arthur Silva Vecchia Universidade de São Paulo
  • Valdir Specian Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de analisar as características dos padrões dos elementos meteorológicos de duas estações meteorológicas instaladas na área urbana e na área rural do município de Iporá - GO e discutir as relações entre a ilha de calor urbana e as condições meteorológicas. Para tanto, foram instaladas duas estações meteorológicas automáticas da marca "Davis Instruments", posteriormente calculou-se a diferença entre as variáveis e verificou-se se essa diferença era estatisticamente significativa. Constatou-se que a cidade de Iporá, mesmo se tratando de uma cidade pequena, modifica seus parâmetros atmosféricos. A ilha de calor variou de acordo com o horário do dia: os maiores valores médios foram observados no período noturno, principalmente entre os horários das 20h e 23h, enquanto que as menores médias foram verificadas à tarde. As ilhas de calor de maior intensidade (>2°C) tiveram maior frequência relativa na classe de ventos de 2 m/s a 4 m/s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Dener Lima Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.

Graduado em Geografia, Mestre em Física Ambiental e Doutor em Ciências.

Francisco Arthur Silva Vecchia, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo

Valdir Specian, Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.

Graduado em Geografia, Mestre em Ciências e Diretor da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

ALVES, E. D. L.; VECCHIA, F. A. S.; SPECIAN, V. O CLIMA URBANO E O CLIMA RURAL: ANÁLISE DOS PADRÕES DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS E DAS ILHAS DE CALOR. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 9, n. 2, p. 129–143, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/33763. Acesso em: 13 jan. 2025.