Análise das relações entre a dinâmica complexa do fenômeno El Niño e a temperatura do ar em Cuiabá/MT no período de 1961-2013

Autores

  • Stefano Teixeira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Sérgio Roberto de Paula

Resumo

Atualmente devido à intensa modificação do ambiente natural e às alterações climáticas em escala global, muitos pesquisadores têm sido motivados a investigar relações entre a dinâmica do fenômeno El Niño e variáveis climatológicas. O estudo foi desenvolvido com dados de temperatura diária da estação climatológica de Cuiabá-MT, fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) por meio do BDMEP (Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa) no período de 1961-2013. Os indícios de uma possível conexão entre os estados dinâmicos da temperatura do ar e do índice Oceânico Niño - ONI foram verificados por meio da análise de dimensionalidade fractal da série. Os resultados apontam para existência de um sistema climático com dinâmica de regulação climática de baixa dimensionalidade e presença de caos determinístico, cuja evolução temporal dos parâmetros não lineares obtidos apresentam uma dinâmica complexa que pode ter relação e influência das oscilações do índice ONI.

Palavras-chave: Dinâmica complexa, Temperatura do ar, índice Oceânico Niño.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

SILVA, S. T.; ROBERTO DE PAULA, S. Análise das relações entre a dinâmica complexa do fenômeno El Niño e a temperatura do ar em Cuiabá/MT no período de 1961-2013. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 2, p. 154–167, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/29441. Acesso em: 27 jul. 2024.