Considerações acerca da Educação Ambiental: uma reflexão constante a partir de uma legislação de referência

Autores

  • Josenilson Bernardo da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marlene Terezinha de Muno Colesanti

Resumo

A educação ambiental não tem função exclusiva de orientar projetos, pensamentos ou atitudes preservacionistas em relação a natureza. Ela deve também se comprometer com a preservação das relações sociais e ambientais sustentáveis em benefício da sociedade. Ela deve ser crítica ao modelo de exploração atual e sugerir novos caminhos. É importante refletir sempre sobre a função especial que os recursos ambientais desempenham na vida humana e, como o homem, enquanto ser social é dependente da natureza. A legislação serve para orientar as ações e, principalmente, para fundamentar as práticas em educação ambiental. O presente artigo trata de uma reflexão inspirada em leituras, aulas e discussões com alunos e profissionais em relação a figura formadora da educação ambiental. E se conclui a cada diálogo que, há muito para pensar, repensar, fazer e refazer, sem determinar um fim.

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Biografia do Autor

Josenilson Bernardo da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Geografia; geografia física , geografia ambiental e geomorfologia.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

DA SILVA, J. B.; DE MUNO COLESANTI, M. T. Considerações acerca da Educação Ambiental: uma reflexão constante a partir de uma legislação de referência. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 241–252, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/28805. Acesso em: 23 jul. 2024.