A cartografia escolar com ênfase no espaço vivido: avaliação de um objeto de aprendizagem hipermídia do município de Agudo/RS

Autores

  • Viviane Regina Pires Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A pesquisa teve como objetivo uma revisão teórica quanto à cartografia escolar, bem como, constatar em sala de aula a visão por professores e educandos da eficácia de um objeto de aprendizagem hipermídia, com ênfase na Geografia local do município de Agudo/RS, para o ensino de cartografia. Constatou-se positivamente que novas metodologias de ensino/aprendizagem são bem-vindas no espaço escola por parte de educadores e dos educandos. Quanto aos conteúdos no processo de aprendizagem, o objeto hipermídia visou auxiliar, principalmente para que os alunos pudessem conhecer outras formas de representações cartográficas, como as cartas topográficas e imagens de satélite. Assim, acredita-se que os objetos de aprendizagem representam uma ferramenta de apoio pedagógico na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem de maneira lúdica e interativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Regina Pires, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa: Dinâmicas da Natureza e Qualidade Ambiental do Cone-Sul com ênfase em alfabetização cartográfica.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

PIRES, V. R. A cartografia escolar com ênfase no espaço vivido: avaliação de um objeto de aprendizagem hipermídia do município de Agudo/RS. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 209–225, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/28704. Acesso em: 24 fev. 2024.