NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEG, BRASIL

Autores

  • Marta de Paiva Macêdo Universidade Estadual de Goiás(UEG).

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo apontar como a cartografia temática na formação de professores de Geografia, pode desencadear o desenvolvimento discente pelas condições de aprendizagem propiciadas por projetos de ensino na educação superior. É justificada pela preocupação em torno das dificuldades de aprendizagem dos acadêmicos de Geografia, na Universidade Estadual de Goiás-UEG. Metodologicamente, pautou-se na aproximação de sistemas teóricos capazes de subsidiar a elaboração de um ensino, cuja valorização do sujeito discursivo esteja presente e a centralidade do professor seja explícita, com foco em teorias da aprendizagem conjugadas à questões sobre linguagem no ensino da cartografia temática. Os resultados confirmaram a necessidade do professor universitário se preocupar com o ensino pautado em bases cognitivas, com o domínio e desenvolvimento dos conhecimentos específicos da disciplina, assim, o ensino como atividade responsiva às demandas da aprendizagem significativa.

Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, mediação do conhecimento, cartografia temática, formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta de Paiva Macêdo, Universidade Estadual de Goiás(UEG).

Curso de Geografia.

Downloads

Publicado

2014-11-15

Como Citar

MACÊDO, M. de P. NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEG, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/26325. Acesso em: 19 dez. 2024.