ASPECTOS FLORÍSTICOS E ECOLÓGICOS DA FAMÍLIA CONVOLVULACEAE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Gonçalo Mendes da Conceição UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH
  • Daiana Sousa dos Santos Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, S/N, CEP.: 65604-090, Caxias, Maranhão, Brasil.
  • Maira dos Santos Rodrigues Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria

Resumo

Convolvulaceae é uma família cosmopolita, seu nome deriva do latim convolvo, que significa 'entrelaçar-se', e refere-se à forma do seu crescimento. Apesar de existirem vários estudos no país demostrando sua grande representatividade, para o estado do Maranhão estudos com a familia convolvulaceae ainda são raros. Desta forma faz-se necessário mais estudo para o enriquecimento do nível de conhecimento dessa família. O presente trabalho teve como principal objetivo contribuir para o conhecimento das Convolvuaceae ocorrentes na APA do Inhamum. A área localiza-se à margem esquerda da BR - 316, sendo cortada verticalmente pela MA - 127 que liga Caxias a São João do Sóter-MA, possui uma área de aproximadamente 4.500ha. As coletas do material botânico ocorreram mensalmente no ano de 2012. De todas as espécies coletadas o gênero Ipomoea foi o mais representativo. As espécies mostram predominância em locais abertos, a maioria com hábito trepador e com a forma de vida hemicriptófitas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonçalo Mendes da Conceição, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH

Pesquisador/Prof. do Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, S/N, CEP.: 65604-090, Caxias, Maranhão, Brasil. 

Daiana Sousa dos Santos, Departamento de Química e Biologia/Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM. Praça Duque de Caxias, S/N, CEP.: 65604-090, Caxias, Maranhão, Brasil.

Universidade Estadual do Maranhão, Laboratório de Biologia Vegetal, Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses/RBCEM.

Maira dos Santos Rodrigues, Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria

Consultora Ambiental da Florest Pesquisa Engenharia e Consultoria  Rua Leblon

Downloads

Publicado

2014-11-15

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, G. M.; DOS SANTOS, D. S.; RODRIGUES, M. dos S. ASPECTOS FLORÍSTICOS E ECOLÓGICOS DA FAMÍLIA CONVOLVULACEAE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/25125. Acesso em: 20 abr. 2024.