Relação entre Data de Descrição, Tamanho Corporal e Área de Distribuição Geográfica de Gaviões (ACCIPITRIFORMES) da América do Sul
Resumo
O propósito deste estudo foi avaliar os padrões das datas de descrição dos gaviões (Accipitriformes) sul-americanos, através das curvas acumulativas históricas para as datas de descrição das espécies, e da correlação destas com o tamanho corporal e a área de distribuição geográfica. Analisei 54 espécies nativo-residentes e distribuídas na área contínua do continente. Todos os dados provêm da literatura. As curvas acumuladas Logística e de Gompertz sugerem que o número de espécies já foi satisfatoriamente descrito (a= 54,054). Entretanto, somente a correlação entre a data de descrição e a área de distribuição geográfica foi negativa e significativa (r= -0,713; p<0,0001), demonstrando que espécies de distribuição ampla foram descritas preliminarmente em relação às de distribuição restrita. Assim, recomendo que os estudos futuros concentrem-se primariamente em propostas conservacionistas, considerando que grande parte destas aves está ameaçada de extinção, devido à crescente ação antrópica na América do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.