Relação entre Data de Descrição, Tamanho Corporal e Área de Distribuição Geográfica de Gaviões (ACCIPITRIFORMES) da América do Sul
Resumo
O propósito deste estudo foi avaliar os padrões das datas de descrição dos gaviões (Accipitriformes) sul-americanos, através das curvas acumulativas históricas para as datas de descrição das espécies, e da correlação destas com o tamanho corporal e a área de distribuição geográfica. Analisei 54 espécies nativo-residentes e distribuídas na área contínua do continente. Todos os dados provêm da literatura. As curvas acumuladas Logística e de Gompertz sugerem que o número de espécies já foi satisfatoriamente descrito (a= 54,054). Entretanto, somente a correlação entre a data de descrição e a área de distribuição geográfica foi negativa e significativa (r= -0,713; p<0,0001), demonstrando que espécies de distribuição ampla foram descritas preliminarmente em relação às de distribuição restrita. Assim, recomendo que os estudos futuros concentrem-se primariamente em propostas conservacionistas, considerando que grande parte destas aves está ameaçada de extinção, devido à crescente ação antrópica na América do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.