SALÃRIO E PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: POR UMA EFETIVA POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente artigo propõe discutir a questão da valorização salarial da profissão docente no Brasil a partir da defesa de uma política pública de valorização da categoria que vá além do estabelecimento do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica. Para tal, parte-se de uma breve revisão de diferentes trabalhos na área da formação de trabalho docente no Brasil além de estudos comparativos internacionais que convergem no assunto salário enquanto fator associado ao prestígio social da profissão e a qualidade dos sistemas públicos de ensino. Posteriormente, apresenta-se uma sinopse quantitativa a partir de diferentes fontes sobre a situação salarial do professor no Brasil e o consequente prestígio social da profissão, discutindo a questão da valorização salarial a partir da necessidade de um efetiva política pública de valorização salarial da classe docente face ao protagonismo do estado brasileiro na contratação da mão de obra docente. Conclui-se que a situação de baixos salários, a baixa atratividade e o baixo prestígio social da profissão e o consequente baixo desempenho do sistema público de ensino nacional comprometem a capacidade do estado brasileiro em competir no mercado global do conhecimento, ao passo que uma efetiva política pública de valorização salarial pode sinalizar a emancipação social da classe.
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