MANEJO DE VALES FLUVIAIS: RESULTADOS DE UM PROJETO PAISAG͍STICO NO CÓRREGO URUTAGO, PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE FRANCISCO BELTRÃO (PR)

Autores

  • Oscar Vicente Quinonez Fernandez Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Constantino Eleuthério da Luz Unioeste-Brancisco Beltrão

Resumo

O trabalho analisou os resultados de um projeto paisagístico implantado em 1982 no córrego Urutago que atravessa o Parque de Exposições de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná. Os métodos de estudo consistiram em: a) análise do mapa levantado pelo Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná (GETSOP) em 1962, b) atividades de campo realizadas em 2012 que consistiram no levantamento do traçado e da declividade do canal e a avaliação das condições geoecológicas dos habitats físicos do córrego. O projeto consistiu em obras de canalização que aumentaram o comprimento do canal através da construção de novas curvas de meandro e estabilização das margens por meio de revestimento de alvenaria em pedra. O projeto pode ser englobado na categoria de substituição paisagística devido a que as ações priorizaram obras de engenharia que visaram valores cênicos em detrimento da funcionalidade hidráulica e ecológica do córrego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Vicente Quinonez Fernandez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Constantino Eleuthério da Luz, Unioeste-Brancisco Beltrão

Downloads

Publicado

2014-02-25

Como Citar

QUINONEZ FERNANDEZ, O. V.; DA LUZ, C. E. MANEJO DE VALES FLUVIAIS: RESULTADOS DE UM PROJETO PAISAG͍STICO NO CÓRREGO URUTAGO, PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE FRANCISCO BELTRÃO (PR). Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/24051. Acesso em: 5 mar. 2024.