EDUCAÇÃO MUSEAL: O CARÁTER PEDAGÓGICO DO MUSEU NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Isla Andrade Pereira de Matos Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

O governo brasileiro, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), está desenvolvendo uma Política Nacional de Educação Museal (PNEM) com o propósito de fortalecer esse campo profissional, garantindo as condições necessárias para que sejam realizadas as práticas educacionais nos museus. Acompanhando o desenvolvimento dessa proposta governamental, o presente trabalho discute o caráter pedagógico do museu, que envolve a análise da definição do que vem a ser museu, sua função e sua relação com a memória. Ao se compreender a exposição museológica como documento histórico, defende-se a realização de visitas com planejamento e de forma processual (se iniciando na escola, partindo para o museu e finalizada novamente na sala de aula), de modo a permitir a construção do conhecimento por meio da educação museal.

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Biografia do Autor

Isla Andrade Pereira de Matos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, linha Políticas Públicas em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Política e Fundamentos em Educação. Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011). Atua nos seguintes temas: história, museu, patrimônio e questão étnico-racial.

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Publicado

2014-02-25

Como Citar

MATOS, I. A. P. de. EDUCAÇÃO MUSEAL: O CARÁTER PEDAGÓGICO DO MUSEU NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23630. Acesso em: 26 jul. 2024.