O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente

Autores

  • Ana Maria Klein UNESP

Resumo

Os recentes documentos orientadores da educação nacional vêm enfatizando a importância de metodologias problematizadoras e centradas em processos de aprendizagem. O objetivo do presente artigo é promover a reflexão sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP) compreendida como uma metodologia que privilegia os processos de aprendizagem e o papel ativo dos estudantes. A ABP surgiu em cursos de graduação da área médica e vem ganhando espaço não apenas no ensino superior, como também na educação básica. Esta concepção de ensino-aprendizagem rompe com a tradicional relação professor-aluno-conhecimento, introduzindo novas dinâmicas de relacionamento entre os sujeitos e destes com o conhecimento. Sob esta perspectiva a atuação docente transforma-se e traz novos desafios ao professor.

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Biografia do Autor

Ana Maria Klein, UNESP

Graduada em Pedagogia e Ciencias Sociais, mestre e doutora em educação. Todos os títulos pela USP. Professora Doutora do Departamento de Educação da UNESP de São Jose do Rio Preto.

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Publicado

2013-12-29

Como Citar

KLEIN, A. M. O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475. Acesso em: 6 dez. 2024.