As práticas de Matemática do Programa ler e Escrever no Cotidiano das Aulas dos Anos Iniciais: as classes de 4º e 5º anos
Resumo
O artigo traz resultado de uma pesquisa realizada a partir do estudo do Programa Ler e Escrever, de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem como objetivo a melhoria do ensino d0s anos inicias do Ensino Fundamental, de forma específica no que se refere ao Ensino da matemática e da língua. Foram observadas duas salas de aula, uma de 4º e outra de 5º ano, nos aspectos relacionados à matemática. Por objetivo pretendíamos verificar como uma política da educação se insere nas escolas e de que maneira os professores se apropriam da mesma. As análises dos dados obtidos nos permitem indicar que a adesão (ou não) da comunidade escolar ao uso de recurso pedagógico tem relação estreita com a apropriação do mesmo pelos envolvidos e a necessidade da reflexão e planejamento conjunto, discutindo possibilidades, dificuldades e avanços relacionados ao trabalho pedagógico.
Palavras chave: Programa Ler e Escrever; Ensino de Matemática; trabalho pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.