As práticas de Matemática do Programa ler e Escrever no Cotidiano das Aulas dos Anos Iniciais: as classes de 4º e 5º anos

Autores

  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas
  • Ana Laura Paes Molina PUC-Campinas

Resumo

O artigo traz resultado de uma pesquisa realizada a partir do estudo do Programa Ler e Escrever, de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem como objetivo a melhoria do ensino d0s anos inicias do Ensino Fundamental, de forma específica no que se refere ao Ensino da matemática e da língua. Foram observadas duas salas de aula, uma de 4º e outra de 5º ano, nos aspectos relacionados à matemática. Por objetivo pretendíamos verificar como uma política da educação se insere nas escolas e de que maneira os professores se apropriam da mesma. As análises dos dados obtidos nos permitem indicar que a adesão (ou não) da comunidade escolar ao uso de recurso pedagógico tem relação estreita com a apropriação do mesmo pelos envolvidos e a necessidade da reflexão e planejamento conjunto, discutindo possibilidades, dificuldades e avanços relacionados ao trabalho pedagógico.

Palavras chave: Programa Ler e Escrever; Ensino de Matemática; trabalho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC-Campinas

Professora da Faculdade de Educação e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Mestre e doutora em Educação: Área de concetração- Educação Matemática pela UNICAMP.

Ana Laura Paes Molina, PUC-Campinas

graduanda de Pedagogia da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2013-12-29