ANÁLISE DA CAMADA SUPERFICIAL DOS SOLOS EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO VICENTE, ITUIUTABA/MG

Autores

  • Tatiane da Silveira Garcia Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí

Resumo

O presente trabalho buscou analisar as propriedades físicas das camadas superficiais dos solos em relação à taxa de infiltração. Para tanto, foram analisados solos em áreas de pastagem e vegetação natural na bacia do Ribeirão São Vicente em Ituiutaba/MG. As bases metodológicas adotadas para a realização da pesquisa se fundamentaram basicamente na metodologia elaborada pelo IBGE (2006) e EMBRAPA (1997). A composição granulométrica foi determinada pelo método de peneiramento e sedimentação, ou método da pipeta, e realizados experimentos para determinar a taxa de infiltração com a construção de infiltrômetro cilíndrico. Os experimentos e as análises realizadas nessa pesquisa demonstram que os solos sob pastagem apresentam-se compactados em sua camada superficial e confirmam a necessidade de formas de manejo corretos em área cultivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-25

Como Citar

GARCIA, T. da S. ANÁLISE DA CAMADA SUPERFICIAL DOS SOLOS EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO VICENTE, ITUIUTABA/MG. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23027. Acesso em: 22 nov. 2024.