ANÁLISE DA CAMADA SUPERFICIAL DOS SOLOS EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO VICENTE, ITUIUTABA/MG
Resumo
O presente trabalho buscou analisar as propriedades físicas das camadas superficiais dos solos em relação à taxa de infiltração. Para tanto, foram analisados solos em áreas de pastagem e vegetação natural na bacia do Ribeirão São Vicente em Ituiutaba/MG. As bases metodológicas adotadas para a realização da pesquisa se fundamentaram basicamente na metodologia elaborada pelo IBGE (2006) e EMBRAPA (1997). A composição granulométrica foi determinada pelo método de peneiramento e sedimentação, ou método da pipeta, e realizados experimentos para determinar a taxa de infiltração com a construção de infiltrômetro cilíndrico. Os experimentos e as análises realizadas nessa pesquisa demonstram que os solos sob pastagem apresentam-se compactados em sua camada superficial e confirmam a necessidade de formas de manejo corretos em área cultivadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.