Considerações sobre aspectos da vegetação na Fazenda Pé do Morro, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
Resumo
O trabalho objetivou mapear classes de cobertura vegetal e uso do solo na Fazenda Pé do Morro, de propriedade da UFG/Campus Catalão, bem como realizar levantamento florístico preliminar para caracterização da vegetação. A cobertura vegetal nativa de cerrado, na fazenda Pé do Morro, é composta por campo sujo, cerrados ralo, típico e denso, cerradão, matas seca semidecídua e de galeria compreendendo cerca de 76% da área total. O restante da área (24%) apresenta sinais de antropização representada por pastagem, agricultura e mineração. O levantamento florístico aponta para riqueza de pelo menos 114 espécies lenhosas. Conclui-se que a maior parte da área da fazenda Pé do Morro apresenta cobertura vegetal nativa representativa do Cerrado. O estado de conservação da cobertura vegetal da área estudada oferece disponibilidade de riqueza de espécies e de ambientes representativos da flora do Cerrado que favorecem a execução de estudos ambientais sobre ecossistemas e sua biota associada.Downloads
Publicado
2013-07-31
Edição
Seção
Articles/Artigos/Artículos/Articles
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.
Como Citar
Considerações sobre aspectos da vegetação na Fazenda Pé do Morro, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/21677. Acesso em: 5 dez. 2025.
