ABORDAGEM SOBRE AS BARREIRAS E BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE TELHADO VERDE EM ÁREAS URBANAS DE REGIÕES TROPICAIS

Autores

  • Karyna de Andrade Carvalho Rosseti Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O Telhado verde é uma tecnologia difundida na Alemanha desde a década de 70 e que vem apresentando resultados positivos como elemento de interação da construção com o ambiente construído. Atualmente, no Brasil, existe uma tímida difusão das pesquisas científicas desenvolvidas com esse tipo de cobertura. Este trabalho tem por objetivo apresentar os benefícios e as barreiras para a instalação das coberturas verdes em regiões de clima tropical, tendo como parâmetro o município de Cuiabá no Brasil. Os resultados mostraram uma maior adequação do sistema de cobertura verde extensiva quando analisados os custos de matéria prima, instalação e manutenção em relação ao sistema de cobertura verde intensivo. Conclui-se que quando analisados em conjunto os benefícios e as barreiras para a utilização da cobertura verde, as mesmas apresentam maiores vantagens na sua utilização que de outros sistemas de cobertura convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karyna de Andrade Carvalho Rosseti, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo/ FAET/UFMT. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Física Ambiental na linha de pesquisa em Análise Microclimática de Sistemas Urbanos.

Downloads

Publicado

2013-07-31