Desenvolvimento do turismo de sol e praia em destinos tropicais: o caso do litoral de Fortaleza
Resumo
O turismo é uma das principais atividades econômicas do mundo moderno. A concepção de turismo de massa está ligada ao desenvolvimento do transporte de massa (veículos e aeronaves), tendo grande ascensão a partir da segunda metade do século XIX com a ampliação das companhias aéreas de passageiros. Nesse contexto, a modernização dos aeroportos foi um importante vetor de potencialização da atividade turística. Esse artigo teve por objetivo investigar como o turismo de sol e praia se desenvolveu em Fortaleza, em especial, na Praia do Futuro. Em uma amostragem de campo foi possível observar que essa modalidade de turismo é dependente dos elementos tangíveis, sendo o aeroporto internacional o grande dinamizador dos fluxos (pessoas), enquanto que as barracas de praia são as principais estruturas de desenvolvimento da atividade econômica. Fortaleza ao longo do tempo evolui de um simples porto para uma cidade inserida na malha global do turismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-30
Como Citar
DE PAULA, D. P. Desenvolvimento do turismo de sol e praia em destinos tropicais: o caso do litoral de Fortaleza. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/19626. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Articles/Artigos/Artículos/Articles
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.