Terenos - estado do Mato Grosso do Sul: um produto de múltiplas territorialidades no coração do Cerrado brasileiro

Autores

  • Edgar Aparecido Costa UFMS

Resumo

Terenos foi a primeira colônia de povoamento do antigo estado de Mato Grosso, tendo como característica principal a presença de uma grande quantidade de migrantes europeus, especialmente de alemães que chegaram a superar o quantitativo de brasileiros naquela localidade. Nosso objetivo é discutir as territorialidades dos migrantes no espaço agrário terenense, analisado no contexto da ocupação territorial do sul de Mato Grosso e descrever as transformações da paisagem rural daquele município, focando na Colônia Velha e na Colônia Nova. Utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e conversas informais com antigos moradores da localidade, além da técnica da observação das paisagens, aliadas da pesquisa participante. A migração européia deixou algumas marcas que vão se perder caso não se tenha uma vontade política de resguardar um importante momento da história de ocupação do sul de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Aparecido Costa, UFMS

Geógrafo, prof. adjunto do Mestrado em Estudos Fronteiriços e do Curso de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

COSTA, E. A. Terenos - estado do Mato Grosso do Sul: um produto de múltiplas territorialidades no coração do Cerrado brasileiro. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/12121. Acesso em: 23 jul. 2024.