A REDE TRIÁDICA DOS COMPROMISSOS CIENTÍFICOS DA GEOGRAFIA REGIONAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA CIÊNCIA DE LARRY LAUDAN

Autores

  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina/UEL

Resumo

Neste trabalho a evolução do conhecimento geográfico é delineada pela visão de Larry Laudan, filósofo da ciência que propõe uma análise alternativa em que teorias científicas, objetivos da ciência e valores cognitivos são trazidos para dentro da escala de avaliação racional da mudança e do progresso da ciência. Ele esboça um modelo reticulado de racionalidade no qual esses elementos formam uma variada rede de relações justificadas e interdependentes, consistindo numa tríade em que cada um destes componentes influencia o outro. Episódios da história da geografia regionalista foram estabelecidos e tratados aqui como exemplares para ilustrar como nos parece dever ser exercitado o modelo reticulacional do filósofo mencionado. Trata-se de uma aproximação dos dois campos na qual se procura refletir sobre as implicações que a problemática filosófica traz para uma maior compreensão do desenvolvimento do conhecimento geográfico e de suas teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Graduada em Geografia pela UNESP/Rio Claro

Pós-Graduada em Geografia Humana pela USP

Docente do Departamento de Geociências/CCE/UEL

Área de atuação: Epistemologia da Geografia; Ensino de Ciências; História e Filosofia da Ciência

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

SALVI, R. F. A REDE TRIÁDICA DOS COMPROMISSOS CIENTÍFICOS DA GEOGRAFIA REGIONAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA CIÊNCIA DE LARRY LAUDAN. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/11750. Acesso em: 25 fev. 2024.