Análises histológicas de Actinopterygii primitivos "Paleonisciformes" da Formação Corumbataí, na região do Município de Rio Claro, Estado de São Paulo
Resumo
A Formação Corumbataí no Estado de São Paulo é composta por siltitos, arenitos finos e camadas de calcário, onde ocorrem fósseis dispersos, desarticulados, fragmentados e desgastados depositados em camadas denominadas de bone-beds, que ocorrerem em depressões onduladas advindas de fluxos oscilatórios de tempestade e constituem importantes locais para coleta de material fóssil. Dentre os osteíctios encontrados os mais abundantes são os Actinopterygii primitivos “paleonisciformes” representados por dentes e escamas. Os dentes são caracterizados pela forma cônica e alongada e a presença de capuz apical, composto de enamelóide e ganoína, sendo a superfície externa mais mineralizada que a interna, composta por dentina. Estudos histológicos de paleoniscídeos apontam para dentes, constituídos por ortodentina e ganoína, presença de capuz apical geralmente maciço composto de enamelóide, com padrão morfológico uniforme. Características histológicas em corte longitudinal de ambos comprovam a semelhança: capuz apical maciço, dentina com canalículos e cavidade pulpar central. O tipo de dentina observado é a ortodentina com cavidade pulpar indivisa. Os túbulos de dentina ocorrem dispostos irregularmente na dentina hipermineralizada. Estão preservadas apenas porções pequenas de esmalte sobre a dentina, sendo mais uma característica que evidência o transporte pré-deposicional. Apenas duas espécies de “paleonisciformes” foram descritas para a Formação Corumbataí (Tholonotus brasiliensis e Angatubichtyes mendesi) e existe um espécime ainda não descrito, sendo muito difícil associar dentes isolados a alguma das espécies conhecidas, apesar da grande quantidade observada e de exemplares muito bem preservados. Esta identificação seria possível apenas com novos dados histológicos das espécies conhecidas e auxiliaria na compreensão da distribuição geográfica destes peixes na Bacia do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.