Report on the Upper Permian and Lower Cretaceous fossiliferous localities vertebrates-beaaring in the central-north of Tocantins State, Brazil

Autores

  • Yuri Modesto Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Desde a segunda metade do século passado, fósseis de vertebrados têm sido encontradas em rochas do Grupo Balsas e Grupo Mearim, porção centro norte do Estado do Tocantins, Bacia do Parnaíba. As formações Pedra de Fogo e Corda compõem os referidos grupos, respectivamente, sendo suas respectivas idades datadas no Permiano Superior e Cretáceo Inferior. As ocorrências de vertebrados do Permiano Superior e Cretáceo Inferior são encontradas nos municípios de Filadélfia 1, Barra do Ouro, Filadélfia 2, Guaraí e Itaguatins. Esta fauna consiste essencialmente de fragmentos (escamas, espinhos, dentes e etc.) de paleonisciformes, elasmobranquios, celacantídeos e um icnofóssil Sauropoda. Todos, com exceção do dinossauro sauropoda e o município de Itaguatins, são aflorantes na Formação Pedra de Fogo, Membro Trisidela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Modesto Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou estudante de mestrado do curso de Geologia na Universidade Federal do Tocantins. Tenho título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins. Tenho experiencia na área de geociências, e trabalho com paleontologia de vertebrados, principalmente os peixes fósseis do Paleozóico e Cretacicos.

Downloads

Publicado

2010-12-26