Manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central nas regiões norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia

Autores

  • Maurício Bonatto Alves de Sousa John Deere Water Brasil
  • Everardo Chartuni Mantovani Universidade Federal de Viçosa
  • José Geraldo Ferreira da Silva Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Marcelo Rossi Vicente Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Gustavo Haddad Souza Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Antônio Alves Soares Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo analisar o manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central na região Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia. Em uma primeira etapa, três propriedades foram utilizadas para estudar o manejo de irrigação adotado, analisando-se a lâmina aplicada e o momento da irrigação. Para isso, foram feitas três avaliações consecutivas de manejo em cada uma das propriedades, determinando-se a umidade do solo antes da irrigação e a lâmina aplicada pelo sistema. Em todas as propriedades avaliadas nessa etapa foram detectadas falhas no manejo de irrigação adotado, com atraso nas irrigações e lâminas aplicadas inferiores às lâminas requeridas, proporcionando elevados valores de déficit. Na segunda etapa, fez-se um acompanhamento do manejo de irrigação em outras três propriedades selecionadas, durante o período de um ano, utilizando-se dados meteorológicos de estações locais e o aplicativo Irriplus. Foram detectadas falhas no manejo de irrigação nas três propriedades avaliadas, com déficits hídricos acentuados em importantes fases da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Como Citar

SOUSA, M.B.A. de, MANTOVANI, E.C., SILVA, J.G.F. da, VICENTE, M.R., VIEIRA, G.H.S. e SOARES, A.A., 2011. Manejo da irrigação na cafeicultura irrigada por pivô central nas regiões norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 4, pp. 581–590. [Accessed6 outubro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8145.

Edição

Seção

Ciências Agrárias