Quantificação da produção do mel de Scaptotrigona aff. depilis (Hymenoptera, Apidae, Apinae) do município de Luiz Antônio, São Paulo, Brasil

Autores

  • Daniela Yumi Yamamoto Fac.de Medicina de Ribeirão Preto, USP
  • Ivan Paulo Akatsu Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ USP
  • Ademilson Espencer Egea Soares Fac.de Medicina de Ribeirão Preto, USP

Palavras-chave:

meliponicultura, mel, meliponíneos, Scaptotrigona, produção

Resumo

O desenvolvimento da meliponicultura no Brasil vem sendo apoiado devido ao sabor diferenciado do mel dessas abelhas, sendo este produto muito utilizado na cura de inúmeras doenças. Além disso, o manejo dessas abelhas sem ferrão tem proporcionado a complementação de renda dos meliponicultores. Em função desse desenvolvimento, o presente trabalho teve como objetivo quantificar a produção de mel de Scaptotrigona aff. depilis. Foram realizados dois tratamentos: a influência do período do ano sobre a produção de mel; e a produção de mel de cada colônia. A análise do primeiro teste sugeriu que não há influência do período do ano sobre a produção de mel. O segundo tratamento sugeriu que as colônias produzem quantidades diferentes de mel, porém, ao analisá-las, duas a duas, verificou-se que um dos pares analisados é responsável pela produção diferencial entre as colônias, e a análise dos outros pares indica que as colônias produzem a mesma quantidade de mel. Há indícios para se afirmar que há variabilidade genética nessa espécie devido à produção diferencial; e que a produção poderia ser maior se houvesse o manejo de tais abelhas. O mel de meliponíneos tem um valor de comercialização considerável e a produção de Scaptotrigona aff. depilis é comparável à produção de outras espécies de abelhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

YAMAMOTO, D.Y., AKATSU, I.P. e EGEA SOARES, A.E., 2007. Quantificação da produção do mel de Scaptotrigona aff. depilis (Hymenoptera, Apidae, Apinae) do município de Luiz Antônio, São Paulo, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 23. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6833.